Conheça sobre Revisão Sistemática da Literatura
- Evelise Zampier
- 9 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de fev.

Revisões sistemáticas da literatura (RSL) derivam de estudos nas diferentes áreas de Ciências da saúde, orientados pela abordagem evidence-based. Na RSL, a partir da análise conjunta dos resultados de estudos primários em determinado tema, o pesquisador ou pesquisadora busca respostas para sua própria pergunta de pesquisa.
Revisões sistemáticas da literatura permitem mapear um campo de pesquisa em seus aspectos estruturais e teóricos, compilar dados dispersos, ampliar a aplicação de resultados de estudos anteriores, identificar oportunidades de pesquisa ou verificar se a produção no campo está saturada ou sedimentada. Permitem também o desenvolvimento de análises que explorem características bibliométricas ou elementos específicos dos estudos primários identificados, como Metanálise, Bibliometria, Cientometria etc. Outra finalidade da RSL é minimizar vieses na seleção e/ou análise da bibliografia, ou na construção do problema, evitando a subordinação da pesquisa às opções teóricas às quais o pesquisador se vincula (formação, filiação acadêmica, conexões profissionais, preferências, valores).
Todas as etapas, critérios, estratégias e métodos utilizados em uma RSL devem ser determinados, explícitos e justificados em um protocolo de pesquisa rígido, a fim de que se garanta credibilidade e reprodutibilidade ao estudo. O método, ainda que aperfeiçoe a seleção de referências, não afasta totalmente deficiências, inconsistências ou vieses ocultos das bases de dados, nem exclui por completo as opções e preferências do pesquisador ou pesquisadora. Mas, sob pena de comprometimento da confiabilidade da pesquisa, todas as escolhas devem ser documentadas e fundamentadas.
Referências
DACOMBE, Rod. Systematic Reviews in Political Science: What can the approach contribute to political research?. Political Studies Review, v. 16, n. 2, p. 148-157, 2018.
PETTICREW, Mark. Systematic reviews from astronomy to zoology: myths and misconceptions. Bmj, v. 322, n. 7278, p. 98-101, 2001.
VALMORBIDA, Sandra Mara Iesbik et al. Avaliação de desempenho para auxílio na gestão de universidades públicas: análise da literatura para identificação de oportunidades de pesquisas. Journal of Accounting, Management and Governance, v. 17, n. 3, 2014.
Comments